Bolsas de estomias para uso domiciliar

A partir de 30 de maio de 2013 as operadoras de saúde passaram a incluir na sua cobertura o fornecimento de bolsas de colostomias, ileostomias, urostomias, sondas vesicais de demora e coletores de urina para uso domiciliar. Acesse a regulamentação pela resolução normativa nº 465/2021 da ANS(Link abre um arquivo PDF). O uso hospitalar desses materiais já era previsto e faz parte da cobertura atual nos produtos de segmentação hospitalar.

    Orientações

    Envie o relatório médico para o e-mail abaixo, conforme a sua localização:

    Email: ostomiasbr@amil.com.br

    Aguarde o recebimento do material. Caso a Amil opte por reembolsá-lo, isso será informado.

    Atenção! Validade dos relatórios de solicitação:

    Para estomias temporárias ou indeterminadas, o seu relatório médico tem validade de três meses. Para estomias definitivas, o seu relatório médico tem validade de seis meses. Após esse período, basta enviar um novo pedido. Para saber mais sobre o relatório médico, clique na aba ao lado: “Solicitação Médica”.

    Modelo de solicitação médica (relatório médico):

    Para solicitar o seu material, é necessário o envio de um relatório médico em que, obrigatoriamente, constem os seguintes itens:

    A. Os dados pessoais: nome completo, data de nascimento, número da carteirinha (marca ótica), endereço para entrega, telefone;

    B. Doença de base, que levou à confecção do estoma;

    C. Tipo de cirurgia realizada;

    D. Permanência do estoma: temporário, definitivo ou indeterminado;

    E. Tipo da estomia: alça, terminal, duas bocas ou outras;

    F. Localização da região abdominal e do sistema digestório ou urinário: íleo, cólon ascendente, transverso, descendente, sigmoide e/ou derivações urinárias;

    G. Data da realização do procedimento cirúrgico;

    H. Quadro clínico atual;

    I. Definição dos equipamentos necessários.

    O relatório deverá ser encaminhado à Amil pelo paciente ou por um responsável. 

    Para estomias temporárias ou indeterminadas, o seu relatório médico tem validade de três meses. 

    Para estomias definitivas, o seu relatório médico tem a validade de 6 meses. 

    Após esse período, basta enviar um novo relatório. 

    Caso ocorra alguma mudança de necessidade do tipo ou da quantidade de material, você precisará enviar um novo relatório contendo essas informações. 

    Veja na aba “Solicitação dos Materiais” as orientações para solicitação.

    Acesse para imprimir um modelo de solicitação médica (Link abre um arquivo PDF)

    Farão parte da cobertura bolsas de colostomias, ileostomias, urostomias, sondas vesicais de demora e coletores de urina para uso domiciliar, ou seja, quando o paciente já está em casa. Alguns materiais adjuvantes, desde que haja indicação, também estão incluídos. Não fazem parte da lista os materiais para gastrostomia e traqueostomia, por exemplo. Acesse a lista com o descritivo dos materiais que foi publicada na resolução normativa nº 465/2021, da ANS (link abre um arquivo PDF).

      Descrição: bolsa fechada para estoma intestinal ou protetor de estomia, com plástico antiodor, transparente ou opaca, com filtro de carvão ativado, com ou sem resina sintética ou mista (karaya), recortável ou pré-cortada, com ou sem adesivo microporoso hipoalergênico. 

        Descrição: bolsa drenável para estoma intestinal adulto, pediátrico ou neonatal, com plástico antiodor, transparente ou opaca, com ou sem a segunda abertura, com ou sem filtro de carvão ativado, resina sintética ou mista (karaya), recortável ou pré-cortada, com ou sem adesivo microporoso hipoalergênico.

          Descrição: sistema compatível de bolsa e base adesiva para estoma intestinal adulto ou pediátrico, bolsa drenável, fechada ou com protetor de estoma, com plástico antiodor, transparente ou opaca, com ou sem filtro de carvão ativado, com base adesiva de resina sintética, recortável ou pré-cortada, com ou sem adesivo microporoso hipoalergênico.

            Descrição: barreira protetora de pele, de resina sintética ou formadora de película, disponibilizada como um tubo de pó ou um tubo de pasta, ou 20 anéis planos ou convexos, ou cinco tiras, ou 15 placas 10x10 cm, ou 10 placas 15x15 cm, ou oito placas 20x20 cm, ou um frasco formador de película.

              Descrição: bolsa para estoma urinário adulto ou pediátrico, com plástico antiodor, transparente ou opaca, com sistema antirrefluxo e válvula de drenagem, com óxido de zinco ou resina sintética, plana ou convexa, recortável ou pré-cortada, com ou sem adesivo microporoso hipoalergênico.

                Descrição: coletor urinário de perna ou de cama, com plástico antiodor, com tubo para conexão em dispositivo coletor para estomas ou incontinência urinária, com sistema antirrefluxo e válvula de drenagem. O coletor de perna deverá conter cintas de fixação para pernas.

                  Descrição: sistema compatível de duas peças (bolsa e base adesiva) para estoma urinário adulto ou pediátrico; bolsa com plástico antiodor, transparente ou opaca, com sistema antirrefluxo e válvula de drenagem, com base adesiva de resina sintética, plana ou convexa, recortável ou pré-cortada, com ou sem adesivo microporoso hipoalergênico.

                  Quem tem direito a receber esse material?

                  Todos os beneficiários de planos de saúde em atividade, mediante indicação médica, contida em relatório por escrito.

                  Como faço para solicitar o material?

                  Basta entrar em contato com as centrais de atendimento, fazer um cadastro e encaminhar o relatório médico conforme as orientações. Vá para a aba “Solicitação de Materiais” para conhecer o passo a passo para a solicitação dos materiais.

                  .