História

Uma história marcada por inovações

A semente que deu origem à Amil foi a Casa de Saúde São José, que, na época de sua aquisição, em 1972, era uma pequena clínica na cidade fluminense de Duque de Caxias. Cinco anos depois, já se transformava na maior maternidade privada no estado do Rio de Janeiro. Em seguida, foram também adquiridas as clínicas Somicol (atual Hospital de Clínicas Mario Lioni) e Santa Rita

Para administrá-las, foi criada a Empresa de Serviços Hospitalares (Esho). Após algum tempo, a São José deixou de integrar o grupo, que atravessou a Baía de Guanabara e comprou a Policlínica São Sebastião, no Barreto, em Niterói, em 1976. Os recursos oriundos da Esho permitiram a criação da Amil Assistência Médica Internacional, no Rio de Janeiro, em 1978

Foto de um teclado com a tecla Enter azul e com a ilustração de um relógio.

Linha do tempo

• Nova arquitetura de marca composta por Amil e suas submarcas Amil One, Amil Fácil, Amil Dental e Amil Resgate.
• Nova identidade visual, mais moderna e alinhada ao momento da empresa.
• Mudança de posicionamento, reforçando os conceitos de Atenção Primária e Coordenação do Cuidado, também apresentados nas unidades do Amil Espaço Saúde, nos Programas de Saúde e nos canais do Cuidado Remoto.

2018

• Criação do Vida de Saúde (Plano de Saúde) serviços de manutenção.
• Aquisições do Hospital Samaritano (SP), Grupo Santa Helena (SP) com 2 hospitais e 12 unidades de serviços, Clínicas oftalmológicas Lotten Eyes (SP) com 18 unidades, Hospital das Clínicas de Jacarepaguá (RJ) e Hospital Panamericano (RJ).

2016

• Criação do Amil Life, Next Saúde e Clube Vida de Saúde
• Aquisições do Hospital Santa Joana Recife (Recife – PE), Promater (Natal – RN) e GRUPO COI (RJ).

2015

  • A Amil lança, em janeiro, o Movimento Saúde 360, dedicado à conscientização e ao combate à obesidade infantil.
  • Em maio, o Grupo HPP passa a se chamar Lusíadas Saúde.
  • Em julho, é apresentado o novo site institucional da Amil (amil.com.br), totalmente reformulado e com uma navegação ainda mais amigável, ágil e intuitiva.
  • O ano também é marcado por uma série de aquisições no interior, no litoral e na Grande São Paulo: Instituto Santista de Oncologia (ISO) – atual Hospital Vitória Santos –, Hospital Carlos Chagas (Guarulhos), Hospital AMA (Alto do Tietê) – atual Hospital e Maternidade Ipiranga Arujá.
  • Hospital Madre Theodora (Campinas) e Hospital Saint Vivant (Sumaré), além das operadoras Next Saúde e Dental Center.
  • No quarto trimestre de 2014, foi inaugurado o Americas Medical City, o maior complexo hospitalar no Rio de Janeiro.
2014

• Em março, a Amil cruza o Oceano Atlântico e adquire o Grupo HPP Saúde, de Portugal, do qual fazem parte seis hospitais e duas clínicas.
• A Amil adquire, em novembro, o Hospital Monte Klinikum, de Fortaleza (CE), consolidando ainda mais a sua presença no Nordeste.
• O RH da Amil entra na lista dos 100 RHs mais admirados do Brasil e classificou-se entre os 10 Mais. A pesquisa foi realizada pela Editora Gestão e RH, da qual participaram 1.000 empresas nacionais e multinacionais atuantes no Brasil.

2013

A Amilpar adquire os hospitais Samaritano e Pasteur, ambos localizados no Rio de Janeiro, e a operadora Lincx Sistemas de Saúde.

2011

  • Amil participa da 36ª edição do Congresso Estadual de Recursos Humanos (RH-RIO 2010).
  • Edson Bueno recebe o prêmio Personalidade do Ano, oferecido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham);
  • Amil Resgate Saúde é a empresa oficial de cobertura médica da São Paulo Indy 300;
  • Amil é eleita uma das cinco empresas mais lembradas pelos profissionais de RH na categoria Convênio Assistência Médica, em premiação promovida pela Fênix Editora;
  • Amil promove, em julho, o 3º Agitamil, evento para 2,5 mil corretores que marcou o lançamento da campanha "Vendendo e... tirando onda";
  • Amil é patrocinadora Ouro do Conarh 2010;
  • A Amilpar adquire a ASL - Assistência à Saúde Ltda. - e a Saúde Excelsior, impulsionando as suas operações no Nordeste. E inicia operações em Belo Horizonte;
2010

A Amilpar adquire a Medial Saúde e se torna a maior empresa de saúde do Brasil. Sua participação de mercado atinge mais de 10%

2009

• A companhia adquire a Ampla, a Life System e a Casa de Saúde Santa Lúcia.
• A Amil completa 30 anos;

2008

• A companhia passa por reestruturação societária e realiza sua abertura de capital, passando a se chamar Amil Participações S.A.
• Aquisição da Blue Life, da Med Card e da Clinihauer;

2007

• Em outubro, a Amil lança em seu site um chat para tirar dúvidas e auxiliar a compra on-line.
• A empresa lança o Amilguinho, um ônibus itinerante totalmente preparado para proporcionar cuidado oftalmológico e odontológico às crianças;

2006

• A Amil lança a UCP - Unidade de Correção Postural, que traz novos conceitos na área de prevenção e tratamento das patologias posturais.
• Após uma completa reformulação, é lançado o novo site da Amil;

2005

• Em novembro, promove, pela primeira vez, o Prêmio e a Jornada de Excelência Médica, em parceria com a Academia Nacional de Medicina, instituição que comemorava 175 anos.
• Começa a trabalhar o conceito Gestão de Saúde, em que analisa, mapeia e trata o risco dos beneficiários, atuando preventivamente no controle de doenças com base na tecnologia;

2004

• Para celebrar seus 25 anos, pela primeira vez a Amil patrocinou um espetáculo de dança: Terra Brasilis, uma superprodução de Fernando Bicudo, que foi criado em homenagem à ocasião, tendo sido apresentado no Rio, em São Paulo e em Brasília para mais de 30 mil pessoas.
• É lançado o Projeto VIDA - Voluntários Integrados da Amil, que incentiva a prática do voluntariado entre os colaboradores da empresa;

2003

• Com o lançamento da intranet, a Amil entra na era virtual de sua comunicação interna. Notícias das empresas do grupo em tempo real, consulta de convênios, classificados e informações de saúde e bem-estar ficam disponíveis a um simples toque do mouse.
• Em agosto, foi inaugurada a moderna sede administrativa da Amil no Rio de Janeiro. Localizada no Centro Empresarial BarraShopping, o edifício abriga todas as diretorias da Amil Assistência Médica;
• Em junho, foi inaugurada a nova sede da filial Paraná, um prédio exclusivo, dentro dos padrões Amil de qualidade e atenção a nossos clientes e colaboradores;

2002

A Amil dá início à sua estratégia de Excelência Médica, que busca integrar todos os seus diferenciais, criando uma maravilhosa rede de serviços que tem como principal objetivo prolongar e preservar a vida dos seus clientes.

2001

• Em um curto espaço de tempo o conceito torna-se um sucesso, melhorando a qualidade de vida de milhares de clientes.
• No ano seguinte, a Amil inaugura a unidade do Total Care de São Paulo;
• Inauguração do primeiro Total Care no Rio de Janeiro, um conceito ousado e inovador de atendimento aos clientes que necessitam de cuidados e acompanhamento médico especiais;

1999

• Da sua sede em Miami ela centraliza as suas operações, sendo a única a oferecer realmente uma medicina sem fronteiras.
• A Amil é a primeira empresa a criar uma estrutura de atendimento no exterior para atender aos seus clientes em qualquer parte do planeta;

1997

• Início do processo de internacionalização da Amil com a conquista da licença para operar no fechado mercado de saúde norte-americano.
• Criação do conceito de Carência Zero;
• Criação do Programa Amil de Medicamentos, uma iniciativa ousada que visa oferecer medicamentos com desconto aos clientes;

1995

A Amil foi a primeira empresa do mundo a utilizar o sistema de franquias para ampliar a sua cobertura no país, oferecendo o seu padrão de qualidade e de atendimento às principais cidades do Brasil.

1994

• Ao longo dos anos foi incorporado o jato, e modernas bases de atendimento foram inauguradas.
• Modernas ambulâncias e bem equipados helicópteros estão disponíveis para atender às mais complexas situações de emergência;
• Lançamento do Amil Resgate Saúde, a mais completa e bem montada estrutura de resgate aéreo e terrestre da América do Sul;

1993

• Tal postura permitiu que a Amil tivesse os maiores índices de crescimento de todo o mercado de saúde.
• É elaborada uma estratégia de crescimento baseada totalmente num marketing agressivo, que comparava as vantagens e as facilidades da Amil em relação à concorrência;

1988

• Em um curto espaço de tempo, a marca da Amil se consolida também na maior cidade do Brasil.
• Abertura da Amil em São Paulo sob a liderança de Jorge Ferreira da Rocha;

1986

• Pioneira na utilização de um serviço de call center 24 horas, sete dias por semana. O telefone da Amil torna-se o mais conhecido do Rio de Janeiro.
• Instalação de agências de atendimento perto dos clientes;
• Criação do conceito de consultas e exames sem limites;
• Nasce a ideia de criar a Amil Assistência Médica no Rio de Janeiro, que, por meio de ações ousadas e inovadoras, começa a conquistar a confiança dos clientes e fornecedores.

1978
.