Programa de Saúde Mental Amil

Não dá para falar sobre saúde sem citar o bem-estar mental - e há muito tempo nós acreditamos nisso. Desde 2018, oferecemos aos nossos clientes o Programa de Saúde Mental Amil. Nele, um grupo de especialistas no assunto acolhe pessoas com transtornos e atua junto com uma equipe de coordenação do cuidado nas unidades do Amil Espaço Saúde. Mas a chegada da pandemia tornou urgente a expansão desse sistema. Afinal, cada vez mais pessoas estão precisando de ajuda. E nós queremos garantir que qualquer cliente Amil consiga apoio sempre que precisar.

Quando você mais precisar, estaremos ao seu lado

Quando você sentir que algo não vai bem, o melhor é procurar apoio o quanto antes. E, com o Programa de Saúde Mental Amil, você pode conversar com profissionais da área de forma remota - pela Telemedicina de Urgência, que funciona no app Amil Clientes (disponível o download aqui para Android (Link para um novo site) e iOS (Link para um novo site)- ou presencialmente nas unidades do Amil Espaço Saúde (AES):

  • Logo de mapa

    RJ: AES Tijuca e AES Nova Iguaçu

  • Logo de Mapa

    Alto Tietê: AES Guarulhos e Unidade Avançada Mogi I

  • Logo de Mapa

    SP: AES Ana Rosa, AES Jardins e AES Tatuapé

  • Logo de Mapa

    PR: AES São José dos Pinhais

Seja qual for a sua escolha, o médico fará uma avaliação e, se necessário, encaminhará para uma equipe de referência. Esse atendimento especializado poderá incluir um psiquiatra, psicólogo ou assistente social - o que for mais adequado para o caso.

Escala de Saúde Mental

Para obter uma avaliação inicial, preencha a Escala de Saúde Mental. O questionário, que leva no máximo 15 minutos para ser preenchido, vai possibilitar que a Equipe Médica da Amil colete as percepções gerais de cuidado quando à sua saúde física, mental e social.

Para acessar a Escala de Saúde Mental Adulto Acesse escala de saúde mental adulto(Link para um novo site)

Para acessar a Escala de Saúde Mental Infanto-Juvenil  Acesse escala de saúde mental Infanto - Juvenil. (Link para um novo site)

Ela está disponível para pacientes de 6 a 17 anos e nesse caso deve ser preenchida pelos pais ou responsáveis.

Sua saúde mental é nossa prioridade

Quando você sentir que algo não vai bem, o melhor é procurar apoio o quanto antes. E, com o Programa de Saúde Mental Amil, você pode conversar com profissionais da área de forma remota - pela Telemedicina de Urgência, que funciona no app Amil Clientes - ou presencialmente nas unidades do Amil Espaço Saúde.

  • Ilustração de um relógio

    Telepsicologia com plantão de atendimento das 7h às 22h (todos os dias) via Telemedicina Amil

  • Ilustração de material educativo

    Suporte e orientação em autocuidado com foco em saúde mental por meio de materiais educativos

  • Ilustração de profissional de saúde

    Profissionais preparados para o acolhimento nas unidades do Amil Espaço Saúde

  • Ilustração de equipe de apoio multidisciplinar

    Amil Saúde Mental 360: cuidado integral aos casos graves e complexos com apoio de equipe multidisciplinar

Como pedir ajuda

  • Ao sentir que pode estar passando por questões de saúde mental, o melhor é agendar uma consulta com a equipe de coordenação do cuidado - elas atuam principalmente nos Amil Espaço Saúde.
     
  • Com esses profissionais, haverá uma avaliação e um possível encaminhamento para uma equipe de referência (um atendimento com psiquiatra, psicólogo ou um assistente social - quem estiver mais adequado a cada caso). Para uma avaliação inicial, preencha a Escala de Saúde Mental. Acesse aqui para preencher uma avaliação de escala de saúde mental (Link para um novo site) 
     
  • Outra possibilidade de atendimento é pela Telemedicina de Urgência - ela funciona pelo App Amil Clientes e está disponível para todos os beneficiários em todos os horários. Para ter acesso, basta acessar o aplicativo, selecionar a opção Telemedicina e escolher a opção Pronto Atendimento.
     
  • Lá, um enfermeiro faz a triagem do caso e, quando necessário, encaminha para a consulta com o psicólogo. Esse profissional está disponível, via Telemedicina, todos os dias das 7h às 22h, realizando o acolhimento dos pacientes e, dependendo da gravidade, podendo direcionar para o atendimento presencial.
     
  • Além disso, no Programa de Saúde Mental Amil, pessoas com transtornos mentais severos são acompanhadas pela equipe de coordenação do cuidado nas unidades Amil Espaço Saúde. Assim, em conjunto com profissionais da especialidade, é feito um plano terapêutico personalizado - com o objetivo de garantir um tratamento efetivo, apropriado e correto, com atenção às necessidades e ao bem-estar geral.
.